A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Hakoom, recordista de Platinas, acusa PlayStation de corrupção e opressão depois da sua conta ter sido banida

Hakoom Caça Troféus
Crédito da imagem: Hakoom

Abdul Hakam, mais conhecido pela alcunha Hakoom, é recordista do Guinness por ser a pessoa com mais troféus de Platina na PlayStation. Não há nenhum caçador de troféus que não tenha ouvido falar do seu nome.

Há cerca de 18 horas, Hakoom publicou um longo vídeo onde afirma que se vai retirar da PlayStation devido a um escândalo que está a acontecer. Depois da sua conta ter sido banida sem razão aparente (nem um email recebeu) a 9 de Setembro, o utilizador recebeu a dica de um amigo que havia dados de contas PSN, incluindo nomes, IPs de transação, datas de nascimento, e outros dados sensíveis, a serem vendidos no mercado negro através do Telegram.

No vídeo, publicado em várias redes sociais como o Instagram e X, o caça platinas partilha várias capturas de ecrã de grupos do Telegram, onde foram obtidas informações pessoais de utilizadores ao subornar funcionários da PlayStation. Nas informações partilhadas, podemos ver até os dados de um funcionário da Polyphony Digital, estúdio de Gran Turismo.

Hakoom afirma que enviou a sua descoberta para a PlayStation. No vídeo, podemos ver que, alegadamente, até recebeu uma chamada do scammer (supostamente, dono do grupo do Telegram) a tentar fazer-se passar por funcionário da PlayStation para obter outros dados privados sobre Abdul Hakam. Semanas depois, Hakoom conseguiu finalmente obter uma resposta dos serviços da PlayStation sobre o motivo para ter sido banido.

A resposta oficial da PlayStation é que a conta foi banida pelas seguintes razões:

  1. Desbloqueou troféus de Platina em apenas algumas horas em jogos que requeriam 100 horas

  2. Completou jogos em 0 minutos

  3. Tem mais de 2000 contas nas suas consolas PlayStation

  4. Tem contas em mais de 29 consolas PlayStation

O recordista de Platinas garante que não usou qualquer tipo de batotas para amealhar a impressionante quantidade de platinas (são 7311) na sua conta. Também explica que, se tiveres o troféu de Platina em, por exemplo, a versão PS4 de Spider-Man, quando jogas a versão PS5 o troféu é desbloqueado no primeiro minuto, o que explica alguma as acusações em cima.

Hakoom está perplexo perante as razões para ter sido banido, acusando os funcionários da PlayStation de não saberem como funciona o sistema de troféus da PlayStation. Quanto à questão das contas, explica que há muitos utilizadores que lhe emprestam as suas contas para jogar e desbloquear mais troféus de platina. Além disso, afirma que ao longo dos anos teve imensas consolas PlayStation, incluindo 10 PS3 e 5 ou 6 PS4, o que explica o facto da sua conta estar presente em mais de 29 consolas.

Entretanto, depois de um ban de 45 dias, Hakoom conseguiu recuperar a sua conta, mas afirma que a PlayStation removeu-o do seu programa de parcerias e cortou as comunicações com ele. Como resposta, Hakoom diz que vai abandonar a PlayStation como plataforma, uma alegação que não corresponde com a realidade, visto que segundo o PSN Trophies, a sua conta ainda ontem registou actividade.

A nossa opinião

Ainda que possa haver veracidade nas alegações de Hakoom, esta história parece mal contada. Não ajuda que o inglês de Abdul Hakam não seja o melhor, ou que as legendas do seu vídeo onde faz estas alegações sejam um pouco confusas. De qualquer forma, perante estas alegações, a PlayStation deveria emitir um comunicado oficial porque as acusações são sérias.

Partilha:
Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.