A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

O futuro de Halo revelado: troca para o Unreal Engine 5 e mais!

Halo Unreal Engine
Foram anunciadas grandes mudanças para Halo (crédito da imagem: Microsoft)

Foram anunciadas mudanças drásticas para a série Halo.

A primeira grande mudança anunciada é uma troca de motor de jogo. Os futuros jogos Halo já não serão desenvolvidos num motor proprietário. Vão ser desenvolvidos no Unreal Engine 5 da Epic Games.

Porquê a mudança para o Unreal Engine 5?

A resposta está na quantidade de recursos que a 343 Industries tinha alocada apenas para manter um motor proprietário. Nas palavras de Pierre Hintze, líder do estúdio, a troca para o Unreal Engine 5 permite trocar o foco para fazer novos jogos.

A maneira como fazemos jogos Halo não funciona necessariamente tão bem para a forma que queremos fazer jogos no futuro. Por isso, parte da conversa que tivemos foi como ajudar a equipa a focar-se em fazer jogos, contra fazer ferramentas e motores," disse Pierre Hintze.

Além disso, de acordo com Chris Matthews, Director de Arte, revela que alguns componentes do Slipspace (o motor proprietário de Halo) tinham quase 25 anos. Ao trocar para o Unreal Engine, a equipa fica livre do cargo de ter que actualizar o motor de jogo regularmente.

Halo mostrado no Unreal Engine 5

A 343 Industries chama-se agora Halo Studios

Eis outra das mudanças anunciadas. A 343 Industries já não se chama assim. De agora em diante, vai ser conhecida como Halo Studios. A mudança de nome acompanha a troca de motor.

Vários novos jogos Halo em desenvolvimento

Está confirmado que múltiplos jogos Halo estão em produção neste momento, embora o estúdio sublinhe que "um novo jogo não está iminente". Futuramente, os Halo Studios deixarão de estar focados em apenas um jogo, uma liberdade concedida pela mudança para o Unreal Engine 5.

Fora isso, a equipa promete continuar a apoiar Halo Infinite através do motor Slipspace. Novidades como mais Operations e outras novidades no modo Forge vão ser lançadas. Halo Infinite também vai continuar a ser usado no 4º Ano do Halo Championship Series.

No entanto, enquanto tudo isso acontece, o futuro de Halo estará a ser forjado.

Project Foundry, uma amostra do que está para vir

Para acompanhar todas as novidades anunciadas, o Halo Studios revelou uma espécie de demonstração chamada Project Foundry. Não é um novo jogo, nem é uma demo tecnológica. É uma experiência que mostra o que é possível com o Unreal Engine 5.

No vídeo, vemos as primeiras imagens do que poderá ser um mundo Halo criado no motor da Epic Games, bem como o aspecto de Master Chief.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.