Jogos saturados de anúncios vão deixar de existir na Steam graças à Valve
- por Rita Vieira
- 10 de fevereiro, 2025
- 0

A Valve anunciou novas diretrizes que proíbem jogos na Steam de obrigarem os jogadores a assistir a anúncios. Esta medida, destinada a melhorar a experiência dos utilizadores, garante que práticas de monetização agressivas ficam de fora da plataforma.
A decisão aplica-se a jogos que condicionam a jogabilidade à exibição de anúncios, como aqueles que oferecem recompensas apenas após o jogador visualizar um anúncio. A Valve esclareceu que publicidade forçada está fora de questão, garantindo que a Steam não será uma plataforma para esse tipo de monetização.
Esta é uma prática bastante comum nos jogos mobile, mas estava a começar a expandir-se para o PC.
Além da proibição de anúncios forçados, a Valve também impôs limites aos métodos de monetização dos produtores. A partir de agora, serão aplicadas as seguintes regras:
Pagamentos por recursos adicionais no jogo estão proibidos.
Jogos na Steam devem ser vendidos como uma compra única, gratuitos ou incluir monetização apenas através de microtransações ou DLCs.
A partir de agora, os jogos serão avaliados antes de serem lançados na Steam. Se não optarem por esta opção, as empresas terão de disponibilizar o jogo gratuito ou vendê-lo como uma compra única, ou através de micronações ou então DLCs.
Com esta decisão, a Valve reforça o seu compromisso em criar uma plataforma que dá prioridade à experiência dos jogadores.
(via Gaming On Linux)
Rita Vieira
A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.
Outros artigos
RTX 5060 Ti já chegou a Portugal — e os preços variam (muito)
- 16 de abril, 2025
Half-Life 3 está mesmo a ser desenvolvido — artista da Valve confirma
- 16 de abril, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar