A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Jogos saturados de anúncios vão deixar de existir na Steam graças à Valve

Steam Valve
Crédito de imagem: Valve

A Valve anunciou novas diretrizes que proíbem jogos na Steam de obrigarem os jogadores a assistir a anúncios. Esta medida, destinada a melhorar a experiência dos utilizadores, garante que práticas de monetização agressivas ficam de fora da plataforma.

A decisão aplica-se a jogos que condicionam a jogabilidade à exibição de anúncios, como aqueles que oferecem recompensas apenas após o jogador visualizar um anúncio. A Valve esclareceu que publicidade forçada está fora de questão, garantindo que a Steam não será uma plataforma para esse tipo de monetização.

Esta é uma prática bastante comum nos jogos mobile, mas estava a começar a expandir-se para o PC.

Além da proibição de anúncios forçados, a Valve também impôs limites aos métodos de monetização dos produtores. A partir de agora, serão aplicadas as seguintes regras:

  • Pagamentos por recursos adicionais no jogo estão proibidos.

  • Jogos na Steam devem ser vendidos como uma compra única, gratuitos ou incluir monetização apenas através de microtransações ou DLCs.

A partir de agora, os jogos serão avaliados antes de serem lançados na Steam. Se não optarem por esta opção, as empresas terão de disponibilizar o jogo gratuito ou vendê-lo como uma compra única, ou através de micronações ou então DLCs.

Com esta decisão, a Valve reforça o seu compromisso em criar uma plataforma que dá prioridade à experiência dos jogadores.

(via Gaming On Linux)

Foto de Rita Vieira - Autor na Geekinout
Autor

Rita Vieira

A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.