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PlayStation testa Aloy controlada por IA. Será este o futuro dos jogos?

Crédito da imagem: PlayStation

A inteligência artificial está aqui para moldar o futuro, e embora esse futuro ainda seja um pouco incerto, começamos a ter cada vez mais exemplos de como esta tecnologia pode alterar praticamente tudo o que conhecemos, incluindo os videojogos.

Foi revelado que a Sony está a desenvolver um protótipo de personagem controlada por Inteligência Artificial, capaz de interagir em tempo real com jogadores. Segundo o The Verge, o projeto usa Aloy como exemplo, protagonista de Horizon Forbidden West, que surge numa versão experimental controlada por IA ao permitir conversas diretas com o jogador através de comandos de voz.

As informações vêm de um vídeo interno da PlayStation, apresentado por Sharwin Raghoebardajal, diretor de engenharia de software da Sony Interactive Entertainment, que trabalha em áreas como tecnologia de videojogos, IA, e animação facial. No vídeo, Aloy responde a perguntas do jogador com uma voz sintetizada e movimentos faciais em tempo real, tanto em ambiente de demonstração como no próprio jogo Horizon Forbidden West.

ALOY IA
A versão IA de Aloy (Imagem via The Verge)

A Sony sublinha que esta tecnologia é apenas um protótipo e foi criada em conjunto com a Guerrilla Games para demonstração interna. A demonstração recorre a várias tecnologias avançadas: Whisper da OpenAI para converter voz em texto, GPT-4 e Llama 3 para gerar diálogos, e ainda o sistema próprio da Sony, EVS (Emotional Voice Synthesis) para a criação de voz, além do Mockingbird, que gera as animações faciais.

Embora o vídeo mostre a tecnologia a correr num PC, Raghoebardajal garante que a Sony já testou parte deste sistema diretamente numa PS5, com "pouco impacto no desempenho". O projeto foi apresentado pela primeira vez de forma privada há um ano e, mais recentemente, numa versão mais avançada durante o Sony Technology Exchange Fair (STEF), em Tóquio, em novembro.

Por enquanto, não há planos concretos para introduzir esta tecnologia em jogos futuros. Ficam por responder questões como o impacto na experiência de jogo e o papel dos atores de voz. Ainda assim, Raghoebardajal afirma que esta é "apenas uma amostra do que é possível fazer", deixando em aberto o potencial da IA para transformar como interagimos com as personagens de videojogos.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.