A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

PS5 Pro não chega para GTA 6 a 60 FPS

GTA VI PS5 Pro
Crédito da imagem: PlayStation / Rockstar Games

Embora haja quem acredite que GTA 6 pode ser o jogo que vai convencer as pessoas a comprar a PS5 Pro para obter melhor desempenho e qualidade de imagem, a recente análise do Digital Foundry à consola, com base no que foi revelado pela PlayStation, coloca as expectativas em cheque.

Richard Leadbetter, líder do Digital Foundry, explicou (em declarações ao IGN.com) que a PS5 Pro provavelmente não vai conseguir correr GTA 6 com fluidez a 60 FPS. O problema da consola é que, apesar da Sony ter feito melhoras significativas na GPU (que permite uma renderização 45% mais rápida), os jogos GTA dependem sempre bastante do CPU.

No caso do CPU da PS5 Pro, as melhorias só chegam aos 10%. Richard Leadbetter acredita que não é suficiente para dar o salto dos 30 FPS para os 60 FPS. Portanto, parece que no que toca à framerate, o desempenho de GTA 6 na PS5 e na PS5 Pro vai ser praticamente igual.

O que a PS5 Pro pode oferecer de "extra" comparativamente à versão padrão da consola é melhores efeitos de ray-tracing e maior nitidez de imagem. Segundo Leadbetter, os 10% extra do CPU da PS5 Pro poderão servir apenas para permitir uma framerate mais estável (a 30 FPS) na PS5 Pro.

Vamos ter que esperar por GTA 6 e por detalhes oficiais da Rockstar Games para saber o que a PS5 Pro vai oferecer em concreto. Na apresentação da consola, a promessa da Sony foi melhor qualidade de imagem com 60 FPS. No entanto, as informações mais recentes indicam que os 60 FPS não são obrigatórios para os jogos receberem o certificado de optimização para a PS5 Pro. As melhorias podem ficar apenas ao nível da qualidade de imagem.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.