Os fãs da PlayStation enfrentam um dilema complicado nos próximos tempos: manter a actual a PS5 e ignorar os benefícios da nova PS5 Pro; ou então fazer o upgrade para a versão mais poderosa da consola e aceitar os custos que daí advém. Para ajudar na decisão, resolvemos fazer uma comparação entre a PS5 e a PS5 Pro, com todas as informações reveladas até agora. Vamos comparar o preço de cada modelo, as diferenças no design, os benefícios de desempenho e, ultimamente, se vale a pena ou não fazer o upgrade.
Confere também o comparativo PS5 Pro vs PC.
O preço e custos adicionais
Não há como negar que o preço da PS5 Pro foi o que deixou a grande maioria dos jogadores de pé atrás. Já se esperava que o modelo Pro fosse mais caro, mas ninguém esperava que fosse 250 euros mais caro do que o modelo normal. E isto sem incluir custos adicionais como o stand vertical para a consola e o leitor de discos, que tem que ser adquirido à parte. Os jogadores esperavam que a PS5 Pro fosse "apenas" 100 ou 150 euros mais cara. A realidade é bem diferente. Eis o preço actual de todos os modelo da PS5, para comparação:
PS5 Digital (não inclui leitor de discos) - 449,99 euros
PS5 (com leitor de discos) - 549,99 euros
PS5 Pro (sem leitor de discos) - 799 euros
Para sermos justos, a PS5 Pro inclui um disco SSD de 2TB de armazenamento. É o dobro do armazenamento incluindo na PS5 e PS5 Digital. Dito isto, se tens uma grande coleção de jogos em formato físico, vale a pena sublinhar que precisas de comprar à parte o leitor de discos para a PS5 Pro, o que custa uns adicionais 119,99 euros.
Diferenças no design
A PS5 Pro segue o mesmo estilo de design que os modelos anteriores. Há quem goste, há quem odeie... não vamos entrar em discussões de gostos. Em termos de dimensões, a consola parece ser um pouco mais alta que o modelo actual da PS5 Slim, mas no que toca a espessura, parece ser exactamente igual. A Sony ainda não revelou as dimensões exactas da PS5 Pro, por isso estamos a avaliar pelas imagens reveladas.
Na imagem oficial da PlayStation, vemos a PS5 Pro e PS5 lado-a-lado. A maior diferença entre os modelos é o número de riscas nas placas laterais. A PS5 normal tem uma risca; a PS5 Pro tem três riscas. Fora isto, os modelos são praticamente idênticos. O stand de apoio tem que ser comprado à parte no caso da PS5 Pro, o que custa 29,99 euros adicionais.
A Sony já confirmou também que as faceplates da PS5 encaixam na PS5 Pro.
Crédito da imagem: PlayStation
Diferenças de desempenho e melhorias gráficas
É aqui que a PS5 Pro mostra as suas vantagens. De acordo com a Sony, a PS5 Pro tem uma GPU com mais 67% de unidades de computação do que a atual consola PS5 e uma memória 28% mais rápida.
O que significa isto em termos práticos? Uma renderização até 45% mais rápida para a jogabilidade. Na apresentação técnica de Mark Cerny, vimos como a PS5 Pro consegue melhor qualidade de imagem do que a PS5 em vários jogos sem sacrificar o desempenho dos 60 FPS. Em termos práticos, basicamente não terás de escolher mais entre o modo fidelidade e modo de desempenho nos jogos. A PS5 Pro é capaz de entregar a qualidade gráfica do modo de fidelidade e manter os benefícios do modo de desempenho.
Crédito da imagem: PlayStation
Fora isto, a PS5 Pro tem outras vantagens como o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), uma solução alimentada por IA que faz upscale à imagem para resoluções mais elevadas sem perder a nitidez e qualidade. A PS5 Pro será também capaz de efeitos avançados de ray-tracing, o que vai fazer diferença em jogos que tenham belos efeitos de reflexos e iluminação avançada, como por exemplo, Gran Turismo 7 e Hogwarts Legacy.
Os efeitos avançados de ray-tracing da PS5 Pro em Hogwarts Legacy (crédito da imagem: PlayStation)
PS5 Pro vale a pena?
A consola ainda não foi lançada, mas o seu valor vai depender muito dos jogos com suporte e das respectivas melhorias em cada um. No lançamento, a Sony promete suporte de mais de 50 jogos. Até ao momento, estes são os jogos com suporte confirmado para a PS5 Pro:
Alan Wake 2
Assassin’s Creed: Shadows
Demon’s Souls
Dragon’s Dogma 2
Final Fantasy 7 Rebirth
Gran Turismo 7
Hogwarts Legacy
Horizon Forbidden West
Marvel’s Spider-Man 2
Ratchet & Clank: Rift Apart
The Crew Motorfest
The First Descendant
The Last of Us Part II Remastered
Não é uma lista vasta de jogos, o que torna os 799,99 euros da PS5 Pro ainda mais difíceis de justificar. Contrariamente a um PC, em que se fizeres um upgrade tens melhorias de desempenho em todos os jogos, na PS5 Pro os produtores vão precisar de lançar uma actualização para receberem o certificado da PS5 Pro. Portanto, nem todos os jogos podem receber melhorias na consola.
Dito isto, está confirmado que os jogos do PSVR 2 vão ter melhorias no futuro através da PS5 Pro. Além disso, a Sony afirma que a PS5 Pro pode melhorar o desempenho de mais 8500 jogos retrocompatíveis da PS4 graças à nova funcionalidade PS5 Pro Boost.
Agora que chegaste ao final do artigo... vais comprar a PS5 Pro?
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Hawkeye junta-se à lista de heróis de Marvel Rivals
- 21 de novembro, 2024
CD Projekt sem planos para actualizar Cyberpunk 2077 para a PS5 Pro
- 21 de novembro, 2024
PS Plus 12 meses em promoção na Black Friday
- 20 de novembro, 2024
Eis o preço do DLC Stellar Blade X Nier Automata e tudo o que está incluído
- 20 de novembro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar