A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Roblox altera controlos parentais para proteger crianças de predadores

Roblox controlos parentais
A Roblox tem recebido acusações de não proteger as crianças de predadores online (Crédito da imagem: Roblox)

A Roblox finalmente tomou medidas para proteger os menores de idade dos predadores online, isto depois múltiplas acusações de que o seu jogo era um território fértil para pedófilos.

Num email enviado aos pais dos menores com contas no jogo (obtido pelo Bloomberg), foram detalhadas várias mudanças que vão ser implementadas para dar maior controlo parental.

A primeira dessas mudanças é que o PIN vai desaparecer. Previamente, os pais podiam estabelecer um PIN de segurança para alterar definições, mas a nova solução passa por criar uma segunda conta com controlos parentais. A conta deve ser ligada à conta da criança.

Outra novidade são as novas definições padrão para menores de 13 anos. A partir do próximo mês, os utilizadores com menos de 13 anos vão precisar da autorização parental para aceder a certas funcionalidades do chat.

Os menores de 9 anos também vão precisar de autorização para aceder a conteúdos de "Maturidade Moderada" (faz parte de uma mudança na classificação dos conteúdos; vão deixar de ser classificados por faixas etárias).

Com estas mudanças em vigor, as definições vão ser atualizadas automaticamente assim que o utilizador atingir a idade apropriada.

No mesmo email, a Roblox afirma que tem "um compromisso desde o primeiro dia em construir funcionalidades e ferramentas de segurança no design dos seus produtos". No futuro, vai continuar a atualizar os controlos parentais para torná-los mais úteis para os pais.

Estas mudanças chegam depois de uma investigação lançada pelo Bloomberg aos predadores de Roblox. Tal como reportado anteriormente, Desde 2018, a polícia dos Estados Unidos prendeu pelo menos 24 pessoas acusadas de raptar ou de abusar vítimas que conheceram através do Roblox.

Partilha:
Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.