A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Sony adquire mais ações na Kadokawa, mas não compra a empresa

Sony Corporation logo
Crédito da imagem: Sony

A Sony não vai comprar, no final de contas, a Kadokawa Corporation, um aglomerado de estúdios de videojogos e outras empresas do qual faz parte a From Software, conhecida produtora de Elden Ring, Dark Souls e outros jogos.

No comunicado de empresa emitido esta manhã, a Sony anunciou que assinou um acordo estratégico de capital e de negócios com a Kadokawa Corporation. A 7 de Janeiro de 2025, a Sony vai adquirir 12,054,100 novas ações da Kadokawa por 50 mil milhões de ienes (aproximadamente 306 milhões de euros).

Com esta aquisição, a Sony vai tornar-se no maior acionista da Kadokawa, sendo dona de aproximadamente 10% das ações totais, incluindo as ações que a Sony já tinha adquirido previamente em Fevereiro de 2021.

O que significa esta parceria para o futuro?

Por enquanto, não foram anunciados planos concretos, mas a Sony sublinha o histórico de colaboração entre ambas as companhias.

Esta aliança renovada, que parte da aquisição de mais ações, vai aprofundar a colaboração entre as propriedades intelectuais de ambas as companhias à escala global e facilitar futuras colaborações.

Eis um excerto do comunicado de imprensa:

No futuro, as duas empresas têm planos para discutir iniciativas específicas de colaboração, tais como iniciativas para adaptar PIs da KADOKAWA para filmes de ação e dramas televisivos a nível mundial, coproduzir obras de anime, expandir a distribuição global das obras de anime da KADOKAWA através do Grupo Sony, expandir ainda mais a publicação dos jogos da KADOKAWA e desenvolver recursos humanos para promover e expandir a produção virtual.

Previamente, os fãs de videojogos estavam preocupados que a aquisição da Kadokawa por parte da Sony poderia resultar em exclusividade dos jogos da From Software para o ecossistema PlayStation.

Ao que parece, isso não vai acontecer.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.