The First Descendant copiou mesmo ícones de Destiny 2? Eis uma possível explicação
- por Jorge Loureiro
- 9 de julho, 2024
- 0
Será que The First Descendant copiou mesmo os ícones de Destiny 2?
Esta questão foi primeiramente levantada por Paul Tassi num artigo publicado na Forbes. No artigo em questão, há uma imagem comparativa que mostra os ícones de ambos os jogos e logo à primeira vista saltam imensas semelhanças. Os ícones são, em alguns casos, quase idênticos.
A conclusão imediata é que o jogo F2P da Nexon Games copiou o jogo da Bungie. Mas a situação parece ser mais complexa. Depois do artigo da Forbes, os utilizadores do X descobriram que os mesmos ícones podem ser obtidos num site chamado Iconduck.
Por isso, a conclusão seguinte foi que tanto Destiny 2 como The First Descendant usam os mesmos ícones open-source. Podia fazer sentido, não fosse Destiny 2 um jogo que custou centenas de milhões a desenvolver, e portanto, usar ícones gratuitos seria muito estupido.
A parte mais estranha é que o site Iconduck indica que os logos de Destiny, uma marca registada e protegida, podem ser usados pessoalmente e comercialmente, o que não faz sentido. Se o logo está registado, ninguém pode usá-lo comercialmente sem autorização da Bungie.
Isto leva-nos à conclusão seguinte. A especulação é que os produtores de The First Descendant usaram ícones roubados de Destiny 2, presentes em sites como o Iconduck com indicações erradas de que são open-source e que podem ser usados comercialmente.
Este é o raciocínio de Tom Chapman, o autor do site Bray.Tech (é um website com informação útil de Destiny 2, como atividades diárias e semanais). Chapman era indicado como o autor do pacote de ícones de Destiny presentes no site Iconduck. Depois de lhe terem feito tag no X em buscar de explicações, esta foi a sua resposta:
Fui levado a odiar open source. A maioria dos ícones são ripados directamente dos ficheiros fonte criados pela Bungie e os seus designers. A maioria dos restantes são desenhados pela Bungie e recriados por mim ou por quem tenha contribuído para a reposição. Não quero que o Iconduck use o meu trabalho desta forma," escreveu Tom Chapman no X.
I've come to hate open source. Most of the icons are ripped from the font files created by Bungie and its designers. Most of the remainder are designed by Bungie and recreated by me or whoever contributed them to that repo. I don't want @iamiconduck to use my work like this.
— Tom (Bray.tech) (@BraytechHelp) July 8, 2024
Portanto, será que os produtores de The First Descendant usaram os ícones do Iconduck de forma inconsciente? É possível. Não deixa de ser estranho que a Nexon, uma grande editora, não tenha verificado devidamente se os ícones eram realmente open-source e se não estavam protegidos por direitos de autor. Seria óptimo se a Nexon respondesse a estas acusações e colocasse a situação em pratos limpos.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Sobre
Outros artigos
The First Descendant atinge 10 milhões de jogadores numa semana
- 15 de julho, 2024
Unboxing à PS5 Digital do 30º aniversário | Uma edição lindíssima
- 21 de novembro, 2024
Infinity Nikki recebe mini-documentário que explica todo o processo de criação
- 21 de novembro, 2024
Star Wars Outlaws recebe enorme actualização para melhorar o jogo
- 21 de novembro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar