Tiktok bloqueado nos Estados Unidos. E agora? Tudo explicado
- por Jorge Loureiro
- 19 de janeiro, 2025
- 0
Atualização a 20/01/2025
O Tiktok já se encontra disponível novamente nos EUA.
Notícia original a 19/01/2025
Os 170 milhões de utilizadores do Tiktok nos Estados Unidos depararam-se hoje com a concretização de uma ameaça que já estava no horizonte há algum tempo: a popular rede social de vídeos foi banida no território e não pode ser acedida.
Por que razão o Tiktok foi banido
Tudo começou a 26 de Abril de 2024, quando Joe Biden, naquela altura presidente dos Estados Unidos, aprovou um projeto de lei para banir o Tiktok caso a ByteDance, a companhia chinesa que opera a plataforma, não a vendesse dentro de 8 meses.
Hoje o prazo chegou ao fim e a rede social foi bloqueada nos Estados Unidos.
As preocupações dos Estados Unidos em relação ao TikTok estão ligadas à segurança e privacidade dos cidadãos. O governo dos EUA teme que a ByteDance, empresa chinesa que é dona da plataforma, possa ser obrigada a partilhar dados com o governo chinês ou a manipular conteúdos, representando um risco para a segurança nacional.
Trump promete desbloquear o Tiktok
O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já prometeu este domingo emitir uma ordem executiva para desbloquear o Tiktok temporariamente. O objetivo é dar mais tempo à ByteDance para encontrar um comprador para a rede social nos Estados Unidos.
A ordem executiva deve ser executada já amanhã, segundo a promessa de trump, e deve prolongar o prazo durante mais 90 dias. Entretanto, a app do Tiktok já foi removida das lojas para smartphones, nomeadamente a Play Store da Google e App Store da Apple.
Tiktok pode ser banido na Europa?
Neste momento, não existem razões para acreditar que o Tiktok possa ser bloqueado na Europa, mas o bloqueio nos EUA pode mudar profundamente a plataforma e até enfraquecê-la.
Dito isto, no ano passado o parlamento europeu proibiu especificamente que os smartphones dos funcionários tenham o Tiktok instalado por motivos de segurança. Apesar da decisão, o Parlamento Europeu tem conta oficial na rede social.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Sony confirma conferência no CES 2025. Vai haver novidades da PlayStation?
- 27 de dezembro, 2024
Museu LOAD ZX apresenta novidades entusiasmantes para 2025 e adiante
- 4 de novembro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar