Xbox 360 faz 19 anos, a consola que meteu a PlayStation a tremer
- por Jorge Loureiro
- 26 de novembro, 2024
- 0

A data passou despercebida para a maioria, mas a Xbox 360 fez recentemente 19 anos desde o seu lançamento.
Foi a segunda consola lançada pela Microsoft, como parte da sua investida para conquistar o mundo dos videojogos, que começou na geração anterior com a primeira consola Xbox.
A Xbox 360 chegou às lojas da América do Norte a 22 de Novembro de 2005. Pouco depois, a 2 de Dezembro, chegou à Europa, e a 10 de Dezembro do mesmo ano também ficou disponível no Japão.
Como foi lançada muito antes da PS3, que só chegaria um ano depois à América do Norte, e em 2007 à Europa, a Xbox 360 ganhou uma enorme vantagem perante a sua rival directa, não tendo concorrência directa no período de lançamento.
Foi a primeira consola a oferecer a possibilidade de jogar títulos em HD (720p), representando um salto enorme na qualidade dos gráficos comparativamente à geração anterior. Também massificou os jogos online, através do Xbox Live.
Além disso, com um catálogo rapidamente crescente de jogos apelativos, como Halo 3, Gears of War, Dead Rising, Bioshock, Lost Odyssey, Forza Motorsport 2, Fable II e Perfect Dark Zero, e com um apoio maior das editoras third-party, a Xbox 360 ganhou rapidamente boa reputação e credibilidade entre os jogadores.
A consola que fez a PlayStation tremer
Com a Xbox 360, a Microsoft conseguiu rivalizar directamente com a PlayStation. Na geração anterior, tanto a Xbox como a Gamecube foram amplamente derrotadas pela PS2 em termos de vendas, que ainda hoje é a consola mais vendida de sempre.
A PlayStation, vindo com o ego inflado da geração anterior, apostou numa consola muito mais cara do que a Xbox 360 - a PS3 custava 499 e 599 euros no lançamento, dependendo da versão - e com uma arquitectura complicada para os produtores.
Como resultado, a Xbox 360 era uma consola não só mais acessível para os jogadores, como entregavam melhor desempenho e qualidade gráfica nos jogos third-party. Nos primeiros anos, a Xbox 360 estava à frente da PS3 em termos de vendas.
A verdade é que, feitas as contas no final de geração, a Xbox 360 ficou ligeiramente atrás da PS3 em termos de vendas. A diferença não é muita: a PS3 vendeu 87 milhões de unidades, enquanto a Xbox 360 vendeu 84 milhões de unidades.
Na segunda metade da geração, a aposta em exclusivos de alta qualidade como Uncharted 2, Gran Turismo 5, God of War 3, entre outros, e com o preço da PS3 cada vez mais reduzido, a Sony acabou por conseguir ficar à frente da Microsoft.
Não obstante, o que a Microsoft alcançou com a Xbox 360 tem um enorme mérito. Se perguntarem a qualquer fã da Xbox qual é a melhor consola da marca, a resposta será, muito provavelmente, a Xbox 360.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Game Pass recebe mais novidades em fevereiro e março, incluindo F1 e Watch Dogs
- 18 de fevereiro, 2025
Xbox está a crescer rapidamente na Cloud, diz Phil Spencer. Será o futuro da marca?
- 17 de fevereiro, 2025
Game Pass com grandes novidades em fevereiro
- 4 de fevereiro, 2025
Xbox é a nova Sega? Opinião sobre o futuro da marca
- 31 de janeiro, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar