A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

GTA San Andreas celebra 20 anos. Eis algumas coisas que provavelmente não sabias

GTA San Andreas
GTA San Andreas foi lançado a 26 de Outubro de 2004 para a PS2 (crédito da imagem: Rockstar Games)

GTA San Andreas celebra hoje o seu vigésimo aniversário.

O jogo da Rockstar Games, justamente um dos mais influentes e aclamados de sempre na história dos videojogos, foi lançado originalmente para a PS2 a 26 de Outubro de 2004 (data na América do Norte; chegou à Europa 3 dias depois).

É um daqueles jogos em que podemos dizer efectivamente que houve um antes e depois. Com o maior mapa de sempre da série, três grandes cidades para explorar e ainda o espaço entre elas, GTA San Andreas deixou o mundo boquiaberto com a qualidade técnica, ambição e liberdade da gameplay.

Curiosidades de GTA San Andreas que provavelmente não sabias

Para celebrar o aniversário, Obbe Vermeij, que foi o director técnico da Rockstar North entre 1995 e 2009, revelou várias curiosidades sobre o lançamento de GTA San Andreas que ninguém sabia.

Uma delas é que originalmente, as três cidades de GTA San Andreas, iam ser mapas separados. Ou seja, a transição entre cidades ia requerer uma viagem de comboio ou avião.

Esta solução inicial era mais fácil, segundo Vermeij, porque a memória na PS2 era limitada. Deste modo, também era mais fácil ter diferentes carros da polícia, ambulâncias e camiões dos bombeiros para cada cidade.

Antes de dos artistas começarem a trabalhar nos três mapas, tivemos uma reunião final na Rockstar North em que mudamos de ideias e decidimos fazer um grande mapa. E ainda acabamos por fazer coisas específicas para cada cidade, como pickups, carros da polícia e meteorologia," disse Obbe Vermeij na sua conta do X.

Numa publicação separada, o ex-director técnico da Rockstar North também recordou como eram os lançamentos naquela época, antes da chegada da distribuição digital. Revelou que demorou 6 semanas para os DVDs serem produzidos, metidos em caixas e distribuídos.

Recorda que a "Internet era uma porcaria, e à parte de alguns trailers, os jogadores não sabiam muito do jogo". Ainda assim, foi à loja mais próxima dos escritórios da Rockstar North para ver o lançamento do jogo à meia-noite e a fila para a loja chegava à rua.

Foi insano ver aquelas pessoas todas entusiasmadas, para ir para casa jogar a noite toda," rematou Vermeij.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.