O que é o PSSR (PlayStation's Spectral Super Resolution) da PS5 Pro?
- por Jorge Loureiro
- 18 de setembro, 2024
- 0

Desde a sua revelação que a PlayStation 5 Pro tem gerado expectativa e debate entre os jogadores, especialmente pelo elevado preço, mas também pela introdução de novas tecnologias que prometem elevar a qualidade visual dos jogos. Um dos destaques e novidades da PS5 Pro é o PSSR, ou PlayStation's Spectral Super Resolution. Neste artigo, vamos explorar o que é o PSSR, como funciona e quais são os seus benefícios para o desempenho dos jogos.
O que é o PSSR?
Resumidamente, o PSSR é uma técnica avançada de upscaling potenciada por IA (inteligência artificial), que visa melhorar a qualidade da imagem em jogos, especialmente em resoluções mais baixas. Se um jogo corre a 1080p ou 1440p, o PSSR da PS5 Pro recorre a tecnologia machine-learning para entregar uma imagem mais nítida com uma quantidade extraordinária de detalhe a 4K sem gastar recursos do hardware.
Como Funciona o PSSR?
O PSSR é uma mistura de técnicas de processamento de imagem e inteligência artificial, como já explicamos em cima. Nas palavras de Mark Cerny, arquitecto da PS5 e da PS5 Pro, o PSSR analisa as imagens dos jogos pixel por pixel e pode adicionar uma quantidade extraordinária de detalhe.
Aqui está uma versão mais detalhada de como o PSSR é aplicado:
Análise Espectral: O sistema analisa as características espectrais das imagens em tempo real, identificando detalhes que podem ser melhorados;
Reprocessamento de Imagem: Com base na análise, o PSSR reprocessa a imagem e adiciona detalhes e texturas à imagem nativa;
Renderização Eficiente: Em vez de depender de uma resolução nativa alta (4K), o PSSR permite que os jogos sejam renderizados a uma resolução inferior (1080p ou 1440p, por exemplo) e que passem por um upscale para 4K sem perda de nitidez e qualidade de imagem;
Quais os benefícios do PSSR?
Para os jogadores mais exigentes, que dão valor e procuram o melhor desempenho e qualidade de imagem que podem ter numa consola de videojogos, o PSSR tem vários benefícios:
Melhorias gráficas e visuais: o upscale do PSSR não só aumenta a resolução como pode aumentar o nível de detalhe exibido em cada fotograma de um jogo, o que resulta numa qualidade de imagem mais rica e luxuosa;
Melhor desempenho: como o PSSR é capaz de fazer upscale e adicionar mais detalhe a uma imagem, deixa livre os recursos da PS5 Pro para entregar um desempenho melhor e mais estável, potencialmente a 60 FPS (o padrão dourado);
Melhoria de jogos PS4: os benefícios do PSSR podem ser alargados à biblioteca da PS4 e resultar em melhorias de desempenho e qualidade de imagem para jogos retrocompatíveis.
Crédito da imagem: PlayStation
Conclusão
Vamos ter que esperar pelo lançamento da PS5 Pro, agendado para 7 de Novembro em Portugal, para conhecermos a fundo os benefícios do PSSR. Dito isto, pelo que a Sony falou e mostrou até agora, é uma tecnologia entusiasmante e que potencialmente será incluída também na PS6. O PSSR é apenas uma das novidades da PS5 Pro, visto que a consola tem também uma GPU melhorada que pode renderizar os jogos até 45% mais rápido.
Lê também:
PS5 Pro consegue competir com o PC, diz CNET
Segue a Geekinout.pt nas redes sociais (Facebook, Threads, X, Instagram e Tiktok) para não perderes nenhuma novidade do mundo gamer e do mundo geek! Temos notícias todos os dias.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
PS5: beta do software revela as próximas melhorias do sistema
- 20 de fevereiro, 2025
Days Gone do PS Plus não tem upgrade para a versão remastered
- 18 de fevereiro, 2025
Fairgame$ apenas em 2026? Rumor aponta para adiamento interno
- 15 de fevereiro, 2025
Tides of Annihilation: Vê os primeiros 11 minutos de Gameplay
- 14 de fevereiro, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar