Quando será lançada a PS6? Esta é uma pergunta que está a ser feita com mais frequência agora que a PlayStation 5 Pro foi confirmada oficialmente. Ao longo deste artigo, vamos tentar dar uma resposta com base em informações conhecidas.
Uma consola nova demora sempre muito tempo a ser planeada e desenvolvida, por isso, não admira que a Sony já esteja a preparar a PlayStation 6. Não foi anunciada formalmente ainda (porque isso ia canibalizar as vendas da PS5 e da PS5 Pro), contudo, com base em documentos tornados públicos devido ao inquérito da CMA sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, sabemos que o plano da Sony é lançar a PS6 em 2028 (daqui a 4 anos).
"De facto, não está previsto que a próxima geração de consolas seja lançada antes do outono de 2028, no mínimo", é o que diz nos documentos. Há que sublinhar que os documentos são do final de 2022 e que os planos da Sony podem ter mudado entretanto. Se assim for, a geração actual de consolas vai durar uns 8 anos pelo menos, o que vai de encontro a gerações anteriores (por exemplo, a geração da PS4 durou 7 anos, de 2013 a 2020).
Quanto vai custar a PS6?
Ainda não sabemos o preço da PS6, apenas podemos especular por enquanto. Mas tudo aponta que será ainda mais cara do que a PS5 Pro. Eis um historial dos preços das consolas PlayStation mais recentes:
PS3 - 599 euros
PS4 - 399 euros
PS4 Pro - 399 euros
PS5 - 499 euros (549 euros depois do aumento)
PS5 Pro- 799 euros
A PS4 era mais barata no lançamento do que a PS3. Mas, desde então, os preços das consolas PlayStation no lançamento continuaram a subir. A PS5 foi lançada a um preço superior do que a PS4 Pro. Por isso, é natural assumir que a PS6 vai ser mais cara do que a PS5 Pro.
A PS6 vai ser retrocompatível?
Parece que sim. As informações mais recentes, vindas da Reuters, indicam que a PlayStation fechou contrato com a AMD para fabricar o chip da PS6 já em 2022 (a Intel também era uma hipótese, mas acabou por perder para a proposta da AMD).
Como a PlayStation 6 vai ter chip da AMD (é a mesma fabricante do chip da PS4, PS4 Pro, PS5 e PS5 Pro), a retrocompatibilidade parece estar garantida porque é a mesma fabricante e torna-se mais fácil, menos custoso.
Falta é saber se a retrocompatibilidade da PS6 vai ser a 100% com o catálogo inteiro da PS4 e PS5, visto que, apesar de ser a mesma fabricante do chip, pode haver outros problemas de compatibilidade.
PS6 vai ter 8K?
A grande novidade da actual geração de consolas (PS5, Xbox Series X | S) foi o aumento de resolução para 4K. Embora a PS5 e a PS5 Pro tenham suporte para 8K, na verdade existem apenas dois jogos compatíveis com essa resolução: o primeiro é The Touryst; o segundo é Gran Turismo 7 (vai ter modo 8K na PlayStation 5 Pro).
Portanto, é praticamente garantido que a PS6 vai ter suporte para 8K. Falta é saber se essa vai ser a resolução padrão da consola, visto que correr jogos a 8K vai exigir imensos recursos, ainda mais se juntarmos ray-tracing à equação.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
PS Plus 12 meses em promoção na Black Friday
- 20 de novembro, 2024
Kadokawa confirma tentativa de compra da Sony
- 20 de novembro, 2024
The Callisto Protocol é mais um jogo com modo 8K na PS5 Pro
- 20 de novembro, 2024
PS Portal recebe hoje cloud streaming, descobre como vai funcionar
- 20 de novembro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar