Quanto custa uma TV 8K para a PS5 Pro? Esta é a opção mais barata do mercado
- por Jorge Loureiro
- 7 de novembro, 2024
- 0
Há algum tempo que jogar a 8K é possível, e não é uma possibilidade exclusiva do mundo do PC Gaming, onde os setups caríssimos com hardware de ponta dão forma aos sonhos mais loucos.
Embora isto seja um facto pouco conhecido, o modelo original da PS5 entregou, por incrível que pareça, um jogo que corria a 8K. Esse jogo é The Touryst, um jogo de aventura e puzzles com estética retro-pixel.
Com a chegada da PS5 Pro, há mais jogos a introduzirem a possibilidade de jogar a 8K. De momento, existem apenas três jogos que podem correr a 8K na PS5 Pro: No Man's Sky, Gran Turismo 7 e F1 2024. É provável que esta lista aumente um pouco mais nos próximos tempos.
Os produtores sabem que os compradores da PS5 Pro querem jogos que tirem proveito da consola, por isso, nos próximos meses vamos garantidamente ver mais actualizações de optimização para a consola. E é bem possível que em alguns casos exista modo 8K.
Por isso, não será surpreendente se o interesse em televisões 8K aumente nos próximos tempos. Os videojogos estão sempre na vanguarda da tecnologia; e o mesmo aconteceu com as TVs 4K. Os videojogos foram dos primeiros produtos a tirar proveito da resolução e nitidez extra.
Actualmente, as TVs 4K são comuns e já ninguém pensa em comprar uma TV com resolução inferior. Posto isto, ficam algumas perguntas no ar: será boa ideia comprar uma TV 8K para a PS5 Pro? Quais são as opções mais baratas do mercado? Aqui estão as respostas.
A TV 8K mais barata em Portugal
A televisão com resolução 8K mais barata que encontras nas superfícies de Portugal é a LG NanoCell NANO966. Tem 55 polegadas e outras funcionalidades interessantes como HDR 10 Pro, HLG, Dolby Vision IQ, e Modo de Baixa Latência Automático (ALLM), indicado precisamente para videojogos.
Imagem via LG Electronics
A única desvantagem que esta televisão tem é a taxa de actualização de 60 Hz. A PS5 e a PS5 Pro têm múltiplos jogos com suporte para 120 Hz. Com esta televisão não poderias, portanto, tirar proveito dessa funcionalidade.
Todavia, a verdade é que os 60 Hz são mais do que suficientes para a esmagadora maioria das pessoas. O modo 120 Hz é mais indicado para jogos competitivos em que a fluidez e taxa de resposta importam acima de tudo.
A LG NanoCell NANO96 é uma TV de 2021, mas ainda há lojas a vendê-la. Consultamos a lista de preços do Kuantokusta e há uma loja a vender esta televisão 8K por 976 euros. Apesar de existirem TVs 8K a serem vendidas por mais de 2000, 3000, 4000 ou até 5000 euros, encontras opções mais baratas se quiseres realmente ter uma TV 8K.
Outra opção, um pouco mais cara, é a Samsung QN700B Neo QLED de 65 polegadas, que pode ser comprada por 1169 euros.
TV 8K vale a pena em 2024?
Não há muitos argumentos a favor de comprar uma TV 8K neste momento, a não ser que queiras mesmo aproveitar os poucos jogos da PS5 Pro. Já existem alguns smartphones com a capacidade de tirar fotografias e filmar a 8K. Uma TV 8K iria permitir-te ver esses conteúdos na resolução nativa. Fora isto, não há mais conteúdos a 8K.
Mesmo nos filmes e séries, a resolução standard neste momento é 4K. Serviços como a Netflix, Max e Disney ainda não têm suporte para 8K. Mesmo no caso dos Blurays, a resolução máxima neste momento é 4K, embora seja provável que Blurays 8K sejam lançados daqui a uns anos. Portanto, vale a pena comprar uma TV 8K neste momento? A resposta é não.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
PS Plus 12 meses em promoção na Black Friday
- 20 de novembro, 2024
Kadokawa confirma tentativa de compra da Sony
- 20 de novembro, 2024
The Callisto Protocol é mais um jogo com modo 8K na PS5 Pro
- 20 de novembro, 2024
PS Portal recebe hoje cloud streaming, descobre como vai funcionar
- 20 de novembro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar