A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Sony encerra Firewalk Studios, produtores de Concord

Concord
Crédito da imagem: PlayStation

O pior cenário em relação à Firewalk Studios e Concord está confirmado.

A Sony anunciou hoje que, após algum tempo de deliberação, optou por encerrar o estúdio e descartar completamente o jogo. Portanto, contrariamente à especulação anterior, Concord não vai regressar como um jogo free-to-play.

Simultaneamente, a Sony também vai encerrar a Neon Koi, um estúdio focado num jogo mobile de acção. Como resultado do encerramento dos dois estúdios, 210 pessoas vão perder o trabalho - 172 da Firewalk, mais 38 da Neon Koi (confirmado pela Sony ao Bloomberg).

Em relação à Firewalk, como anunciado no início de setembro, certos aspetos de Concord foram excecionais, mas outros não cativaram um número suficiente de jogadores, levando-nos a tirar o jogo do ar. Passámos bastante tempo nestes últimos meses a explorar todas as opções. Após muita reflexão, determinámos que o melhor caminho a seguir é encerrar definitivamente o jogo e fechar o estúdio. Quero agradecer a todos da Firewalk pelo seu artesanato, espírito criativo e dedicação," disse Hermen Hulst, CEO do Studio Business Group da Sony.

Concord foi lançado a 23 de Agosto de 2024 para PC e PS5. Era um jogo de tiros na primeira pessoa com heróis. Duas semanas depois, a Sony anunciou que ia encerrar os servidores pela falta de actividade dos jogadores.

Alegadamente, Concord terá custado $400 milhões para desenvolver ao longo de 8 anos. Até à data, a Sony não confirmou a perda resultante do investimento no jogo e no estúdio (que foi adquirido em Abril de 2023).

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.