A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Liberty Fitness Center review | Um ginásio com buffet

Liberty Fitness Center
Entrada do Liberty Fitness Center (Crédito da imagem: Geekinout.pt)

Esta análise faz parte de uma série dedicada a avaliar ginásios na região de Braga, com o objectivo de oferecer aos consumidores uma visão detalhada dos prós e contras de cada espaço. Para garantir a máxima transparência e precisão, todas as críticas são baseadas em visitas reais, combinando a experiência direta no local com uma experiência de treino em ginásios acumulada desde 2014. Quer estejas à procura do teu próximo ginásio ou apenas curioso, aqui encontrarás tudo o que precisas para tomar a melhor decisão.

Onde está situado o Liberty Fitness Center?

O Liberty Fitness Center é um dos muitos ginásios na grande área metropolitana de Braga. Está situado no piso inferior do Braga Retail Center, na zona do Areal. Em termos de acesso, o ginásio está perto das principais vias de trânsito e há duas formas de chegar: seguindo a estrada que vem do Regimento de Cavalaria N.º 6 ou pela rotunda que antecede o Braga Parque. Em horas de ponta, sobretudo ao final da tarde, a deslocação para o ginásio de carro pode demorar porque ambos os acessos passam por pontos de entupimento do trânsito. Uma das vantagens deste ginásio é o seu grande parque de estacionamento. Como está situado no Braga Retail Center, os utilizadores têm dois pisos para estacionar. Geralmente, o piso inferior, que é onde está situado o ginásio, tem sempre espaço.

Preços do Liberty Fitness Center

Comecei a frequentar este ginásio em Março de 2024. Entrei com uma campanha de oferta da inscrição e dois meses de acesso ao buffet. Os preços das mensalidades são os seguintes:

  • 34,99 euros sem fidelização e acesso livre ao ginásio / aulas

  • 24,99 euros de acesso diário (x2) ao buffet

Optei por tanto pelo acesso ao ginásio como ao buffet, portanto, fiquei a pagar 59,98 euros por mês.

Como funciona o buffet?

O buffet do Liberty Fitness Center é uma excelente ideia que ainda não vi implementada em mais nenhum ginásio em Portugal. Há vários ginásios com restaurante / cafetaria nas instalações, às vezes com descontos para frequentadores do ginásio, mas nunca em formato buffet em que apenas pagas uma mensalidade para consumo diário.

O preço de 24,99 euros por mês é barato, se levares em conta que podes entrar duas vezes por dia e comer o que quiseres. Contudo, a variedade dos alimentos não é vasta: tens ovos cozidos, várias peças de fruta, iogurte, queijo tipo A Vaca Que Ri, pão de forma, sumos do tipo Sunquick, manteiga e compotas, feijão e grão de bico de lata, massa cozida, cereais como aveia e estrelitas, e uma máquina automática de café e leite.

Como frequentava o ginásio sobretudo de manhã, o buffet era óptimo para não perder tempo em casa a tomar o pequeno almoço. No entanto, passados uns meses, a verdade é que fiquei um pouco farto pela falta de variedade, sobretudo na opção da proteína, que se resume praticamente a ovos cozidos. Dito isto, pelo preço, creio que é difícil fazer melhor.

O buffet está aberto de Segunda a Sexta das 7h30 às 21h00. No Sábado das 09h00 às 13h00. Ao Domingo, apesar do ginásio estar aberto das 09h00 às 18h00, o buffet não está disponível.

Imagem por Geekinout.pt

Máquinas e pesos livres

Para quem pratica regularmente musculação, o Liberty Fitness Center oferece uma grande área repleta de máquinas variadas e de pesos livres. Há também uma boa quantidade de máquinas de cardio, incluindo passadeiras, bicicletas (normais e reclinadas), elípticas, remo e simuladores de escada Na secção de pesos livres, existem quatro estantes, com halteres que variam desde o 1 KG até 40 KG. Há ainda vários bancos de apoio.

Em termos de variedade de máquinas de musculação, é um dos ginásios de Braga que oferece mais variedade. Porém, a qualidade das máquinas varia. O ginásio tem uma mistura de máquinas antigas e recentes, sendo que as antigas claramente não são tão favoráveis para o utilizador. Fora isto, os utilizadores encontram quatro máquinas de polia dupla, um número impressionante - a maioria dos ginásios tem apenas uma ou duas.

Há também uma ampla variedade de barras livres, barras olímpicas para executar deadlifts e agachamentos, kettlebells que vão até aos 20 KG, e outras ferramentas como elásticos e TRX. Portanto, se o teu objectivo é manter ou ganhar massa muscular, não te vão faltar ferramentas para atingir o teu objectivo.

Imagem por Geekinout.pt

Imagem por Geekinout.pt

Aulas

Nos 8 meses que frequentei o ginásio, não participei em nenhuma aula. Não existe, tanto quanto sei, nenhum problema com as aulas do Liberty Fitness Center, simplesmente gosto de treinar sozinho e não sou, nem nunca fui, adepto de aulas. O tipo de aulas do ginásio inclui Body Pump, Body Attack, Power Jump, Cross Training, Cycling, Pilates, Glúteos-Sixpack e Yoga. O ginásio também tem uma box de crossfit, mas as aulas são cobrados à parte. A zona de crossfit está aberta para os utilizadores quando não estão a decorrer aulas.

Balneários e higiene

O Liberty Fitness Center tem balneários razoáveis. Não são os melhores balneários onde já estive. Estão divididos em duas áreas, sempre com duas filas de cacifos em quase todas as paredes, uma fila em cima e outra em baixo. Os bancos estão no centro, mas em horas de muita afluência, o espaço é apertado para a quantidade de cacifos em cada área. Os bancos têm espaço em baixo para colocar o calçado.

Balneário liberty fitness centerImagem por Geekinout.pt

Em termos de higiene e limpeza nos balneários, é aceitável, mas há pontos que podiam ser melhorados. Não há funcionários a limpar ativamente os balneários, como já vi noutros ginásios. Como tal, o chão pode ficar encharcado durante longos períodos de tempo. Ao final do dia, houve vezes em que a zona dos chuveiros cheirava mal. Existem também duas zonas de chuveiros, quase todos com porta. Dentro, existe um pequeno suporte para colocar gel de banho e shampoo. A água dos chuveiros sai temporariamente depois de carregar num botão. A zona das pias tem vários espelhos de grande tamanho e secadores de cabelo. Alguns secadores de cabelo têm o cabo curto demais

Liberty Fitness Center BalneárioImagem por Geekinout.pt

Liberty Fitness Center BalneárioImagem por Geekinout.pt

Por que razão decidi sair

A verdade é que estava contente com o Liberty Fitness Center em quase todos os aspectos. Passados uns meses, comecei a sentir falta de outras comodidades que adoro como sauna, banho turco e piscina, mas não foi isso o que me levou a sair do ginásio.

O ginásio tinha um sistema funcional de entradas, com base numa app que gerava códigos QR. Para entrar, bastava passar o código QR num scanner. Sem aviso prévio, foi implementado um novo sistema biométrico de scan facial.

Recusei-me a aderir a este novo sistema, por não querer ceder os meus dados biométricos. A solução alternativa era aderir a um cartão que custava 5 euros (pagamento único). O meu problema não foi pagar 5 euros, mas a falta de sentido nesta decisão do ginásio e também o trato dos funcionários da recepção quando protestei.

Por que razão tenho de pagar por um cartão quando o ginásio tinha previamente um sistema funcional e gratuito para entrar? Portanto, perderam um cliente por uma pequena desavença e por falta de flexibilidade da direção.

Recomendas o Liberty Fitness Center?

Apesar de tudo, o Liberty Fitness Center é um óptimo ginásio que oferece uma ampla variedade de máquinas e pesos livres para musculação, está bem localizado, e oferece serviços inovadores como o buffet. O ginásio é gigantesco, mas deixo a ressalva que que nos últimos meses também aumentou a quantidade de inscritos; havia cada vez mais pessoas a treinar a qualquer hora, o que pode interferir com o teu plano de treino, se bem que isto é um problema universal em ginásios nesta gama de preços. Se estás interessado em frequentar o ginásio, podes pedir para experimentar gratuitamente.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.