Afinal, existe uma forma de perder a gordura localizada na barriga, de acordo com um estudo publicado em 2023.
Tipicamente, o senso comum das pessoas é que para perder a barriga há que fazer muitas flexões abdominais, no entanto, ao longo do tempo os estudos têm mostrado que o senso comum está errado e pensava-se que não havia forma alguma de perder gordura localizada.
Por exemplo, um estudo de 2011 pegou em 14 homens e 10 mulheres, com idades compreendidas entre 18 e 40 anos, e dividiu-os em dois grupos: um grupo fez uma rotina de 7 exercícios abdominais, com 2 sets de 10 repetições, durante 6 semanas. O outro grupo não fez nada e manteve a mesma dieta de sempre.
Apesar do primeiro grupo ter mostrado maior resistência muscular após a 6 semanas, não houve alterações na redução de gordura abdominal e outras medidas de composição de corporal. Não obstante, um novo estudo publicado no ano passado encontrou uma forma de atacar a gordura abdominal que, geralmente, é o sítio mais desejado para perder gordura. Mas antes de mais...
Como é que o nosso corpo queima a gordura?
A mobilização da gordura, também conhecida como lipólise, é um processo do corpo obter energia e manter o equilíbrio metabólico. Quando o corpo precisa de energia, recorre às reservas de gordura, libertando ácidos graxos e glicerol para serem utilizados pelas células como fonte de energia. A prática de exercício físico, sobretudo exercícios aeróbicos, é uma das formas de provocar a lipólise.
O método para perder a barriga
O estudo queria descobrir se havia uma forma de perder gordura localizada, um tema já debatido há meio século. Neste estudo participaram 16 adultos obesos com idades entre 43 e 52 anos de idade. Foram divididos aleatoriamente em dois grupos:
Um grupo fez exercícios de resistência abdominal combinado com 27 minutos de passadeira a 70% HRmax (frequência cardíaca máxima);
O outro grupo fez apenas corrida na passadeira durante 45 minutos a 70% HRmax
Uma diferença importante deste novo estudo, para provar que é possível perder gordura abdominal localizada, foi garantir que o gasto energético dos dois grupos foi igual.
O treino de resistência abdominal do primeiro grupo consistiu em 4 x 4 minutos de rotações de torço e flexões abdominais. O treino foi repetido 4 vezes por semana, por 10 semanas.
Os resultados
No gráfico em baixo dá para ver a diferença de resultados entre os dois grupos. O grupo AG, que fez os exercícios abdominais combinados com os 27 minutos de corrida na passadeira, foi o que registou mais perda de gordura, não só na barriga, como no resto do corpo.
Portanto, parece que fazer exercícios abdominais seguido de exercício cardiovascular de intensidade moderada (70% HRmax) desencadeia perda de gordura localizada na barriga. Este é o primeiro estudo a obter este tipo de resultados. Será curioso ver se futuros estudos, seguindo métodos semelhantes, consegue desencadear uma perda de gordura localizada superior.
Treino para perder barriga
Se queres perder barriga em casa, aqui fica a sugestão de um treino, com base no conhecimento que obtivemos deste estudo
4 sets de flexões abdominais com peso (usa pacotes de arroz, leite, etc)
4 sets de russian twists com peso (o mesmo que em cima)
Vai correr ou andar de bicicleta durante 30 minutos com intensidade moderada
Repete durante 4 ou mais vezes por semana
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Fazer flexões todos os dias dá resultados? Eis o que acontece
- 3 de outubro, 2024
Cupões Zumub | Novembro 2024
- 30 de setembro, 2024
O treino de Hugh Jackman para Deadpood & Wolverine
- 9 de agosto, 2024
Como perder 1 Kg de gordura numa semana antes das férias de Verão
- 26 de julho, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar