A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Será que fazer exercício tem um impacto positivo nos eSports?

O mundo dos eSports continua em crescimento, com cada vez mais fãs por todo o globo. Basta olhar para o League of Legends 2023 World Championship, que se tornou no evento de eSports mais visto de sempre, com um recorde de 6.4 milhões de espetadores em simultâneo.

Para estarem no seu melhor, os jogadores profissionais têm que jogar praticamente todos os dias, por várias horas. Esta natureza sedentária do gaming, com longas horas sentado em frente a um ecrã, tem vindo a gerar preocupações sobre o impacto na saúde a longo prazo.

Está comprovado que estar sentado demasiado tempo tem malefícios, como aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, e obesidade. Os problemas não ficam por aqui, porque estar sentado várias horas por dia também pode provocar má postura e enfraquecimento de vários grupos musculares.

Uma forma de combater os malefícios inevitáveis de jogar e dos eSports é praticar exercício físico regularmente. Mas, será que para além dos benefícios inerentes do exercício físico, existe uma relação directa entre exercício físico e melhor desempenho nos videojogos? É isso o que um estudo relativamente recente tentou descobrir.

O que precisas para triunfar nos eSports?

Antes de mais, vamos analisar que tipo de habilidades precisas para triunfar nos eSports?

  • Reflexos rápidos para reagir rapidamente e com precisão (dependendo do jogo)

  • Resistência física para jogar por várias horas

  • Capacidade de tomar decisões rápidas

  • Foco mental para manter concentração

  • Decisões estratégicas

A que conclusões chegou o estudo

O estudo, que analisou as conclusões de vários estudos, resumiu, sobre a relação entre exercício físico e aumento de desempenho nos eSports, o seguinte:

  1. Dois estudos incluídos na revisão examinaram os efeitos do exercício agudo no desempenho dos desportos electrónicos. Um estudo concluiu que uma sessão de 15 minutos de treino intervalado de alta intensidade (HIIT) melhorou a capacidade de eliminar alvos em 9% e aumentou a precisão dos ataques em 75%. Isto sugere que uma única sessão de exercício antes do jogo pode ter um impacto positivo no desempenho.

  1. Correlações entre a atividade física/exercício e o nível do jogador: Um estudo relatou uma correlação positiva fraca entre a frequência da atividade física e a classificação do jogador no jogo. Os jogadores nos primeiros 10% da classificação no jogo participaram em mais atividade física em comparação com os jogadores das classificações inferiores. No entanto, a correlação foi pequena e a relação pode ser influenciada por outros factores.

  1. Percepções dos jogadores: Vários estudos avaliaram as percepções dos jogadores sobre o impacto da atividade física no desempenho dos desportos electrónicos. Enquanto alguns participantes consideraram que o exercício físico tem um efeito positivo, outros não repararam em qualquer efeito ou repararam mesmo num efeito negativo. É importante ter em conta as diferenças individuais e as percepções subjectivas ao explorar a relação entre o exercício e o desempenho.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.