A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Afinal, quantos passos deves dar por dia para ser saudável?

Os videojogos e outros formatos de entretenimento atuais são atividades sedentárias que, quando não forem equilibradas com atividade física regular, podem prejudicar a nossa saúde a longo prazo.

Um tema de debate recorrente é a quantidade de passos diários recomendados.

Afinal, quantos passos deves dar por dia para seres o mais saudável possível?

Um novo estudo publicado no British Journal of Sports Medicine concluiu que qualquer quantidade acima de 2200 passos por dia está associado com mortalidade mais baixa e risco menor de doenças cardiovasculares, independentemente de sedentariedade alta ou baixa.

Porém, se quiseres reduzir ainda mais o risco, entre 9000 a 10 500 passos por dia é o melhor. Esta foi a quantidade de passos determinada pelo estudo para o menor risco de mortalidade.

Ou seja, qualquer número de passos acima de 10 500 não contribuí mais ou menos para reduzir o risco de mortalidade e de doenças cardiovasculares. Portanto, se passas muitas horas sentado, seja por causa do trabalho e/ou pelos videojogos, já sabes quantos passos deves dar para evitar os riscos da sedentariedade.

Como contar os passos diários?

Atualmente, contar os passos diários nunca foi tão fácil. Todos os smartphones são capazes de medir a distância e quantidade de passos que caminhas diariamente. Se tiveres um fitness band ou smartwatch, a precisão é ainda maior.

Nas apps de fitness também é possível definir um objetivo diário de passos e receber notificações para saber se já atingiste o objetivo ou quanto de falta para chegares lá.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.